Categorias

Livre-se dos Pernilongos

O que fazer quando aquele pernilongo chato insistir em cantar nos seus ouvidos?
Na verdade, não é o pernilongo que zune nos seus ouvidos e sim, a pernilonga, pois só a fêmea pica, o macho não pica. E para diferenciá-lo da fêmea é só olhar as antenas, o macho tem as antenas franjadas, parece uma pena, portanto não mate o infeliz ele não tem culpa. 


Quanto a ela vir fazer uma serenata no seu ouvido, está no fato de que a pernilonga é atraída pelo CO² que exalamos ao respirar, e como a concentração é maior na região da cabeça, ela se aproxima dessa região tentando achar a sua vítima mais facilmente. 
Então o que fazer com a sujeita? Se intoxicar de inseticida tentando matá-la? A resposta é não! Vamos entender um pouco sobre "Seleção Natural".

Seleção Natural

Numa população de insetos nitidamente sensíveis à ação de determinado inseticida, há alguns indivíduos naturalmente resistentes. Essa capacidade de resistir ao agente químico constitui uma característica determinada por certos genes mutantes, que conferem aos insetos que são seus portadores uma variação “favorável”, no caso de a população ser exposta ao inseticida. Dessa forma, pulverizando-se esses insetos, percebe-se, inicialmente, uma grande diminuição na população, devido à eliminação dos indivíduos sensíveis. 
Os insetos resistentes, entretanto, não apenas sobrevivem como continuam a se reproduzir, gerando descendentes dotados do mesmo poder de resistência. Dessa forma, após algumas gerações, a população é constituída, praticamente, apenas de insetos resistentes, levando a que o número de indivíduos permaneça mais ou menos constante, mesmo quando novas aplicações de inseticida são feitas. A população está, portanto, adaptada à presença do inseticida, pois a seleção fixou a variação “favorável”, que confere a capacidade de resistir ao agente químico. 

Eu acho que você já deve ter percebido que quando aplica inseticida, o mais prejudicado é você mesmo, que quase morre intoxicado e a pernilonga continua lá, cantando nos seus ouvidos.
Então o que fazer se você não consegue eliminá-la?
Que tal afastá-la de você? Como?
Os repelentes elétricos fazem justamento isso. Espantam a pernilonga.


Eles são compostos por uma caixa de plástico, uma resistência elétrica e uma pastilha, normalmente de acetato, impregnada geralmente com D-aletrina, um produto químico.
Ligando-se o aparelho na tomada, a resistência esquenta e a substância repelente evapora e se espalha no ar.
Os insetos possuem antenas com sensores, chamados quimioreceptores, que detectam substâncias irritantes ao seu organismo. Quando entram em contato com o produto químico suspenso no ar que age diretamente sobre o sistema nervoso, os insetos se afastam. 
Os insetos são mais sensíveis aos repelentes que os animais vertebrados, por isso, se usados em pequenas quantidades, não afetam pessoas ou animais.

true comentários:

ELAINE disse...

Parabéns! Dicas e informações úteis e importantes!Estou seguindo teu mosaico de seguidores e agradeço se me seguires de volta em meu mosaico! Seja bem vinda ao meu espaço, nosso espaço! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...